Total de visualizações de página

sábado, 24 de abril de 2010

Perfil dos egressos da FURG

PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (1998-2007)


INTRODUÇÃO

No estado do Rio Grande do Sul, atualmente, duas instituições federais de ensino oferecem o curso de graduação em Biblioteconomia – a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na cidade do Rio Grande.

O curso de Biblioteconomia da FURG foi criado em 1974, sob a orientação da Prof.ª Athenea Felistoffa Gallo. O reconhecimento legal ocorreu em 12/5/1978, por meio do Decreto n.º 81.655 do Governo Federal. Atualmente o curso conta com um ingresso anual de quarenta vagas que são ofertadas para serem cursadas no período da manhã.
No ano de 2007 o curso de Biblioteconomia da FURG passou por uma reforma no seu Projeto Político-Pedagógico, possibilitando uma formação mais concisa entre a técnica, a prática e as tecnologias da informação. A FURG gradua seus bacharéis em Biblioteconomia com ênfase em informação cultural, científica e tecnológica.


Segundo Job (2006, p. 1), no Brasil a profissão “data do início do século vinte, mas o reconhecimento legal se deu em 1962 com a aprovação da Lei 4.084, dispondo sobre o exercício da profissão de bibliotecário, e que ainda está em plena vigência”. Welch (apud GUIMARÃES, 1998, p. 33) caracteriza o bibliotecário como o “profissional capacitado para fornecer a informação certa, da fonte certa, ao cliente certo, na hora certa, da forma mais apropriada para o uso a que se destina e com um custo justificado pelo uso”.
Para Valentim (2000, p. 22),


A formação do bibliotecário supõe o desenvolvimento de determinadas competências e habilidades e o domínio dos conteúdos da Biblioteconomia. Além de preparados para enfrentar com proficiência e criatividade os problemas de sua prática profissional, produzir conhecimentos, refletir criticamente sobre a realidade que os envolve, buscar aprimoramento contínuo e observar padrões éticos de conduta, os egressos dos referidos cursos deverão ser capazes de atuar junto a instituições e serviços que demandam intervenções de natureza e alcance variados: bibliotecas, centros de documentação ou informação, centros culturais, serviços ou redes de informação, órgãos do patrimônio cultural etc.




SILVEIRA, João Paulo Borges da, GONÇALVES, Renata Braz. Perfil dos egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (1998-2007). Biblos (Rio Grande), v. 23, p. 127-135, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário